A compra de um imóvel é um dos investimentos mais importantes da nossa vida, porém há recursos que facilitam essa grande negociação, uma opção vantajosa é o benefício do FGTS. O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é fundo de propriedade do trabalhador, que esteja sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), porém o fundo só pode ser retirado em situações previstas por lei e uma delas é justamente: a aquisição da casa própria ou para amortizar um financiamento imobiliário!

Se você deseja utilizar o FGTS para a compra de imóveis, é preciso ter completado pelo menos três anos com carteira assinada, podendo ser de empresas e períodos diferentes. Você pode conferir seu saldo pelo site ou aplicativo do FGTS, vale ressaltar que quanto maior for o tempo de carteira assinada sem nenhum saque prévio, maior também será o saldo a se retirar.

O benefício é liberado apenas para imóveis em área urbana e com fins residenciais do titular, não é possível usar o FGTS para compra de moradias para terceiro, além disso o trabalhador não pode ter financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação em nenhuma parte do país e também não pode ser proprietário de um imóvel residencial na cidade ou na região limítrofe (raio aproximado de 100km) no município que pretende realizar a compra.

Você pode utilizar o saldo do FGTS na hora da contratação, como entrada do financiamento, dessa forma será pago apenas o valor restante à construtora e caso utilize o saldo FGTS para quitar o saldo devedor, os pagamentos devem estar em dia no momento da solicitação.

Além disso, a pessoa que deseja financiar deve morar ou trabalhar  no município em que fica o imóvel que vai realizar a compra, ou município limítrofe, em caso de transferência pode apresentar uma comprovação que está exercendo as atividades profissionais do município que vai realizar a aquisição do imóvel.

Para estrangeiros é necessário visto de permanência definitiva no País

Não é permitido usar o dinheiro do fundo para reformas, compra de materiais de construção ou ampliação de imóveis residenciais já construídos. O fundo é apenas para a aquisição deles via financiamento ou à vista.

A avaliação deve certificar o valor do imóvel em até R$ 1.500.000 e o imóvel não pode ter sido adquirido por FGTS anteriormente pelo período de três anos.

O saque do FGTS é feito a partir da solicitação do trabalhador por meio de um documento ao agente financeiro, que comunica à Caixa Econômica Federal. Em todas as vendas a Viplan realiza este procedimento através da assessoria, para facilitar a vida de você cliente e reduzir seu trabalho.

Leia mais: