Neste artigo ajudaremos você a escolher a melhor posição solar para o apartamento que está procurando e os andares mais valorizados do prédio.

Escolhendo a posição solar correta você oferecerá ao seu apartamento, além do conforto térmico e luminosidade, a redução de chances da proliferação de fungos, umidade e mofo. Mas deve estar atento aos danos que o excesso de sol pode trazer.

A altura do apartamento também é um dos quesitos mais importantes quando o assunto é valorização e pode ser determinante quando falamos de segurança, vista e privacidade.


Preferencialmente você deve escolher um apartamento com uma das faces viradas a norte, nessa face o sol incide durante praticamente todo o dia. Nem sempre essa escolha é possível ou cabe no bolso, já que esse tipo de apartamento costuma ser bastante valorizado. A incidência do sol da manhã - leste ou da tarde - oeste também é bastante desejável e ambas trazem vantagens e desvantagens.


SOL DA MANHÃ


O sol da manhã vindo do leste costuma ser menos intenso e não causa tanto desconforto quanto ao calor, porém pode atrapalhar bastante quem costuma dormir até mais tarde em função da claridade.


SOL DA TARDE


Já o sol da tarde que incide nas fachadas viradas a oeste é o mais quente, porém traz com ele uma menor chance de haver mofo e bolor nos cômodos, situação comum em regiões cuja umidade do ar é alta.


Quando falamos de qual o melhor andar também existem prós e contras entre os andares baixos e altos.


ANDARES ALTOS


Os andares altos são muito procurados pois oferecem a melhor vista, o que pode ser determinante entre dois empreendimentos com a mesma infraestrutura, outra vantagem interessante é a privacidade e segurança, já que é possível deixar as janelas e cortinas abertas. Um contra importante além do preço mais elevado é a dependência do elevador que em horários de pico pode demorar um pouco ou na falta de energia causar algum transtorno.


ANDARES BAIXOS


Já andares mais baixos como até o terceiro andar podem ser facilmente alcançados por escadas, são mais baratos também o que os torna atrativos como investimento pela facilidade de negociação e uma boa alternativa no caso de aluguel.


Entrevistamos o Caíque Schatzmann - arquiteto e urbanista do Estúdio Vertical que nos contou um pouco sobre a escolha do melhor andar.




VALORIZAÇÃO


Optando por um apartamento favorecido pela luz solar, você aumenta as chances de valorização do imóvel, porém, em determinadas regiões onde o clima já é potencialmente quente, essa vantagem pode vir a ser uma barreira na valorização, por isso fique atento e encontre um meio termo entre um apartamento favorecido pela posição solar de acordo com sua localidade.


A altura do andar também influencia muito na valorização do imóvel, uma vista bonita da cidade pode ser um importante critério de desempate entre dois empreendimentos semelhantes, em centros urbanos com maior violência a altura também é determinante na questão da segurança.


VIZINHANÇA


Fique atento em saber se terão construções futuras que acontecerão no entorno do lugar onde deseja morar, pois de nada adianta você escolher um apartamento com a posição solar ideal e a melhor vista da cidade se na frente houver um prédio bloqueando a passagem dos raios solares e a vista. Descubra inclusive se existem planos de novas obras nesse local, assim evitará surpresas futuras.


O MELHOR PARA VOCÊ


Ambientes favorecidos por sacadas ou janelas maiores ajudam na climatização natural do apartamento, normalmente os cômodos da sala e quartos precisam de uma atenção especial em raios solares e ventilação, isso por conta da maior permanência nesses ambientes. Adaptar essa escolha aos seus hábitos é importante, ajuda se você souber em quais horários você permanece em cada cômodo para entender qual a medida ideal de sol que os cômodos receberão.

Cuidado com os móveis e eletrodomésticos que não devem ser diretamente atingido pelo sol, como micro-ondas, geladeira, máquina de lavar e móveis com essa restrição. Além dos móveis e eletrodomésticos, seu apartamento pode apresentar problemas nos pisos e na pintura das paredes. Pois a grande exposição ao sol reduz a vida útil das cortinas, persianas, tapetes já que a incidência de sol em excesso costuma desbotar e danificar esses objetos. O aumento considerável do consumo de energia por conta do ar-condicionado também pode se tornar um problema.


Já quando o assunto é andar, vantagens pouco percebidas dos andares mais altos são a ausência de insetos (que não conseguem chegar tão alto) e a maior ventilação que facilita secar roupas, por exemplo.


Conhecer sua rotina pode ser importante também na escolha do melhor andar para morar em função da dependência do elevador em horários de pico. Não se recomendam andares altos a pessoas que sofram de problemas cardíacos ou de locomoção e idosos, pois subir alguns andares de escada quando ocorrer um problema eventual com o elevador pode ser muito difícil.


RESUMO


Não ignore nenhuma etapa da escolha da posição solar e altura do andar ideal para o seu apartamento. Faça uma visita em todos os horários, como de manhã e no fim da tarde e conheça o entorno para evitar surpresas depois da mudança.