Por: André Vidal dos Santos
Revisão Técnica: Ana Rita Vieira e Cristiano Vargas

Quantas pessoas você conhece que perderam dinheiro por entrar em negócios duvidosos na compra de um imóvel?

As histórias são sempre parecidas, desde juros cobrados nas parcelas da entrada até o cancelamento do contrato sem que o valor investido seja reembolsado com correção.

No blog da Viplan fizemos várias publicações com dicas de compra segura e estamos sempre levando uma informação confiável para que você minimize a possibilidade de problemas em sua compra.

Uma das maiores dúvidas e preocupações de quem compra um imóvel na planta é “Será que vai ser entregue”.

É impossível que você não sinta um frio na barriga só ao pensar em assumir um comprometimento financeiro para um bem que você só vai fazer uso no futuro!

Mas como ter certeza da entrega da obra?

Vou citar algumas dicas que podem fazer com que você fique mais tranquilo na compra do seu imóvel.

Analise o histórico da construtora.

Quantos empreendimentos já entregaram, padrão de qualidade na construção e índice de qualidade e satisfação dos clientes.

Conheça a saúde financeira da construtora:
Algumas construtoras possuem uma relação saudável com as instituições bancárias. Vale a pena fazer uma visita na agência e conversar com o gerente da conta para buscar referências.

Patrimônio de afetação:

O Patrimônio de afetação garante que uma incorporadora não possa usar os recursos financeiros do empreendimento para pagar contas que não estão relacionadas ao empreendimento, garantindo assim a entrega da obra e segurança que seu dinheiro não será usado para outras finalidades como pagamento de dívidas da empresa ou transferido para outras obras que não tem nenhuma relação com o Empreendimento que você tem interesse em adquirir

E o que isso quer dizer e como faço para ter certeza que o Empreendimento está realmente protegido?

Quer dizer que todos os valores destinados a obra, ficam na obra!.

E para conferir se o Empreendimento tem a proteção do "patrimônio de Afetação", peça uma cópia do Registro de Incorporação do Empreendimento junto ao Registro de Imóveis.

Neste registro, você encontrará uma cláusula "averbação" do Patrimônio de afetação junto a matrícula principal do Empreendimento.

Essas são dicas rápidas que você pode usar a seu favor na negociação de um imóvel na planta.

Ao certificar que estas questões estão claras com a construtora que está oferecendo o imóvel, com certeza você não perderá o sono com a dúvida do investimento.

Se você necessita de mais informações sobre Patrimônio de Afetação ou qualquer informação adicional sobre “Como fazer uma compra segura” pode entrar em contato conosco pelo e-mail: contato@viplanengenharia.com.br ou através do chat em nosso site: www.viplanengenharia.com.br