A dúvida entre comprar um imóvel pronto ou na planta é a primeira que aparece na tomada de decisão de quem busca conquistar seu espaço.

O ideal é que você tenha o acompanhamento de um profissional qualificado para sanar suas dúvidas, pois cada pessoa tem suas particularidades e não existe uma escolha melhor ou pior, e sim a escolha que melhor se encaixa em seu perfil.

Antes de decidir, considere algumas vantagens que pontuamos em cada opção!

Imóvel pronto para morar

Agilidade e praticidade: Por estar pronto, você terá condições de se mudar imediatamente!

Vistoria: Você terá a possibilidade de avaliar as condições do imóvel em seus mínimos detalhes, como: padrão de acabamento, elétrica, infiltrações, barulho, ferrugem posição solar, ventilação e demais características que você pode sentir e ver por estar pronto.

Projeção de custos: conhecendo o empreendimento, você saberá se o valor do condomínio está de acordo com o que procura, se precisará usar um veículo para se deslocar para mercados, farmácias, padarias ou se pode fazer tudo isso a pé. No imóvel pronto essas informações já existem e podem entrar em seu planejamento financeiro antes que você feche o negócio.

Essas são algumas das vantagens de comprar um imóvel pronto.

Você deve avaliar se existe uma urgência em adquirir seu imóvel, caso contrário o imóvel na planta passa a ser uma melhor opção, veja porque:

 Imóvel na planta

Preço: você está adquirindo um imóvel que ainda ficará pronto a médio/longo prazo, sendo assim, os valores a serem negociados são relativamente abaixo do imóvel pronto.

Comodidade: você escolherá o imóvel ideal com calma, sendo assim, terá maiores chances de fazer um bom negócio, uma vez que a pressa não está em primeiro plano.

Fluxo de pagamento: algumas construtoras oferecem um fluxo de pagamento do valor de entrada durante o período de obra que pode ser um fator predominante para que você consiga adquirir seu imóvel. Diferente do imóvel pronto onde o valor de entrada deve ser pago integralmente no ato da compra

 A sugestão do site da Caixa Econômica Federal é que você procure construtoras sérias, investigue outros imóveis já entregues por ela, consulte a prefeitura e veja se a planta está aprovada; assim como exemplificamos no artigo “O QUE DEVO AVALIAR NA HORA DE COMPRAR UM IMÓVEL

 

Considerações finais:

Lembre-se que comprar um imóvel pode ser a aquisição mais importante de sua vida, portanto, procure ser orientado por um profissional que realmente tenha conhecimento para avaliar de acordo com suas necessidades, qual a melhor opção de compra.

Se quiser saber mais sobre Vantagens de comprar um imóvel na planta, leia o artigo que escrevemos sobre o assunto.

Por: André Vidal dos Santos
Revisão Técnica: Cristiano Vargas